Logo Mariane

Canetas Emagrecedoras

Saiba mais sobre nós

Nutricionista Clínica e Esportiva com 10 anos de experiência, pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Ganep, em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional, mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.

Tenho atendido cada vez mais pessoas que iniciaram o uso das chamadas "canetas emagrecedoras" — medicamentos como liraglutida, semaglutida e tirzepatida, indicados no tratamento da obesidade e diabetes.

Mas um ponto central, e muitas vezes esquecido nesse processo, é o acompanhamento nutricional. Infelizmente, nós nutricionistas ainda somos, na maioria das vezes, os últimos a sermos procurados — quando, na verdade, deveríamos estar presentes desde o início.

Antes da prescrição dessas medicações, é fundamental que exista uma avaliação nutricional cuidadosa, que leve em conta o contexto de vida da pessoa, seus padrões alimentares, saúde intestinal, risco de carência de vitaminas e minerais, prática de atividade física e fatores de risco para perda muscular e óssea (como em casos de sarcopenia e osteopenia).

O acompanhamento nutricional também é essencial para minimizar efeitos colaterais comuns dessas medicações, como desconfortos gastrointestinais, perda de massa muscular, deficiências nutricionais e piora na relação com a comida — algo que pode comprometer a saúde emocional e os resultados a médio e longo prazo.

Essa não é apenas uma percepção clínica minha: várias instituições sérias, como o American College of Lifestyle Medicine, a American Society for Nutrition, a Obesity Medicine Association e a The Obesity Society, reforçam que o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir benefícios sustentáveis no uso dessas medicações.

Ou seja, não se trata apenas de usar a "caneta": é sobre cuidar do corpo como um todo. E nisso, o olhar do nutricionista faz toda a diferença.

Referência: Nutritional priorities to support GLP-1 therapy for obesity: a joint Advisory from the American College of Lifestyle Medicine, the American Society for Nutrition, the Obesity Medicine Association, and The Obesity Society. Mozaffarian, Dariush et al. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 122, Issue 1, 344 – 367. Foto: globo.com